Coração de Viana - Joana Vasconcelos

Coração de Viana - Joana Vasconcelos

Coração Independente "Dourado" - Artista Joana Vasconcelos

Apresenta-se sob a forma de um enorme Coração de Viana, peça icónica da Filigrana Portuguesa, pacientemente preenchido com talheres de plástico amarelo.

> Descubra aqui o nosso Catálogo de Filigrana onde está presente o Coração de Viana.

Suspensa a partir do eixo, a obra executa um movimento rotativo circular, evocativo dos ciclos da vida e do eterno retorno, acompanhado pelo som de três expressivos fados, Estranha Forma de Vida, Gaivota e Maldição, interpretados por Amália Rodrigues, diva da música portuguesa da segunda metade do século XX.

Ao multiplicar o uso de vulgares talheres de plástico até à abstração da sua forma original, para os converter numa obra de arte inspirada numa valiosa peça de filigrana, os referentes inicias surgem transfigurados por novos esquemas sociais e artísticos sugeridos, expondo, assim, a artificialidade das fronteiras traçadas entre luxo e banalidade.

O título da peça é precisamente retirado de um dos versos do primeiro fado, da autoria de Alfredo Duarte (Marceneiro) e Amália Rodrigues, cuja lírica evoca o conflito entre emoção e razão.

Coração Independente Dourado apresenta-se como uma poderosa e emotiva instalação sonora e cinética dedicada ao amor, um dos temas recorrentes nas líricas do fado.

Referências:
Artista Joana Vasconcelos

Site:  https://www.joanavasconcelos.com/pt
Texto e Foto (© DMF, Lisboa) https://www.joanavasconcelos.com/pt/artwork/coracao-independente-dourado

Detalhes da Obra:
DATA PRODUÇÃO: 2004
MATERIAIS: Talheres de plástico translúcido, ferro pintado, corrente metálica, motor, fonte de alimentação, instalação sonora.
DIMENSÕES: 385 x 225 x 50 cm
COLEÇÃO: Coleção Georges Marci, Gstaad

 

 

Back to blog