Filigrana de Gondomar
A Filigrana de Gondomar integra o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
O ofício desenvolveu-se a partir do século XVIII e converteu-se na atividade identitária de Gondomar, concelho que, ainda hoje, é o maior centro de produção de ourivesaria do país.
O Concelho de Gondomar é conhecido como o mais importante centro de ourivesaria do País, valendo ao Município o título de “Capital da Ourivesaria” em Portugal.
A filigrana Portuguesa é o campo privilegiado na ourivesaria gondomarense, em ouro ou prata ocupa um lugar de destaque entre as criações dos ourives locais, também designados como “Filigraneiros”.
De produção artesanal, é concebida em oficinas de pequena escala, de cariz familiar, através de técnicas transmitidas de geração em geração.
As referências históricas remontam ao período romano com a exploração de minas de ouro localizadas nas serras de Pias e Banjas. A presença deste metal precioso na região conduziu à sua transformação e no aperfeiçoamento de técnicas e saberes acumulados ao longo das centúrias seguintes mantendo-se até aos nossos dias.
A importância do setor e a necessidade de garantir a sua continuidade é assegurada pelo Centro de Formação Profissional da Indústria da Ourivesaria e Relojoaria (CINDOR), escola que aposta na formação e qualificação dos futuros ourives da região, transmitindo o saber-fazer tradicional associado às mais recentes tecnologias.
Criado em 1984 o CINDOR é o único centro de formação profissional do País especificamente instituído para o setor da ourivesaria.
Orgulhoso deste legado e ciente da importância económica e sociocultural, o Município tem desenvolvido esforços no sentido de preservar e valorizar um dos seus ícones, a Filigrana.
> Descubra o nosso Catálogo de Filigrana onde está presente o Coração de Viana (clique aqui)
Referencias:
© 7 Maravilhas de Portugal.
Filigrana de Gondomar
Link: https://7maravilhas.pt/portfolio/filigrana-de-gondomar/
Fotografia: Website - Camara Municipal de Gondomar / Noticias